Você já foi ao reumatologista?

Você já foi a um reumatologista? Sabe quais doenças e condições essa especialidade médica trata?
As doenças reumáticas, se não tratadas, são incapacitantes, que podem evoluir até para morte. De 20 anos para cá, com a evolução do tratamento, é possível evitar incapacidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem dessas condições.

Viver com Diabetes #4 – Viagem e Diabetes

Neste bate-papo com a blogueira Luana Alves, do A Diabetes e Eu, falamos sobre o diagnóstico de diabetes LADA, sobre vida com diabetes, e sobre dicas de viagem com diabetes. A Lu viaja o mundo de mochilão e não deixa o diabetes limitar seus caminhos. Uma inspiração!

Saúde Infantil #2 – Diabetes

O tipo mais comum de diabetes entre crianças é o diabetes tipo 1, que não tem qualquer relação com estilo de vida, é uma doença autoimune, mas tem sido cada vez mais frequente o diabetes tipo 2 na infância devido ao crescimento da obesidade. Conversamos com a pediatra Denise Lellis sobre o tema.

Sua História #1 – Ceratocone

Conversamos com a paciente Kessyane Félix da Silva, que está na fila do transplante de córnea. Ela é portadora de ceratocone, uma doença degenerativa da córnea, que gera visão distorcida e pode levar a dificuldades de adaptação a lentes de contato e até aos óculos. Dependendo da progressão da doença, o paciente pode precisar de um transplante de córnea.

Viver com Diabetes #3 – Como cuidar da pele

Para entender um pouco mais a relação da pele com o diabetes, entrevistei a dermatologista Natasha Favaretto, médica pesquisadora da Universidade de São Paulo, para o podcast Viver com Diabetes do portal SaúdePodcast. O assunto pode assustar um pouco as pessoas com diabetes, porque realmente somos mais suscetíveis a problemas nessa parte do corpo, e necessitamos sim de cuidados especiais para evitar complicações futuras. As infecções bacterianas e fúngicas muitas vezes têm como porta de entrada a pele.

Saúde Infantil – Bebidas

Neste episódio, a jornalista Luciana Oncken entrevista a pediatra do departamento de Obesidade Infantil da Abeso, Denise Lellis, sobre as melhores escolhas para as crianças em relação a bebidas. Sucos devem ser consumidos, que tipo? Quais os malefícios de isotônicos, energéticos e bebidas açucaradas nessa fase da vida?